Pastor Jairo Barbosa é homenageado na Câmara de Vereadores
21/09/2017
Gloriart promoverá concerto
20/10/2017
Pastor Jairo Barbosa é homenageado na Câmara de Vereadores
21/09/2017
Gloriart promoverá concerto
20/10/2017

Estou envolvido ou comprometido?

Este povo honra-me com seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Rasgai o vosso oração e não as vossas vestes. Mt 15.8.

Nesta vida nos envolvemos com tantas coisas, pessoas, grupos sociais, trabalho, objetos etc… e até nos comprometemos em alguns casos. Existem vários fatores que nos levam a nos envolver bem como nos comprometer. Agora, existe diferença entre estar envolvido e estar comprometido? Vejamos: Envolvido significa sem compromisso, não implica responsabilidade.

A pessoa apenas se envolve e não tem nada a ver. A qualquer momento deixa de se envolver, embora isso não signifique que o envolvido não seja responsabilizado. O envolvimento é superficial. Comprometido envolve algo mais sério e profundo, além de estar envolvido ainda esta intrinsecamente ligado de forma mais direta, seja com a família, o grupo social, o trabalho a igreja e com a obra de Deus.

Na obra de Deus precisamos de empenho e obrigação pois, o apóstolo Paulo escreveu na carta de 1Coríntios 9.16: “Se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o Evangelho!”

Veja que temos por obrigação em fazer a obra de Deus e para isso não basta estar apenas envolvido mas sim comprometido. Uma pessoa comprometida ela contagia os que estão em sua volta, tem garra, determinação tanto na obra de Deus bem como nas questões sociais.

Neemias ao tomar conhecimento da situação de miséria que os seus irmãos estavam vivendo em Jerusalém foi ousado em seu comprometimento com Deus, com seu povo, na palavra empenhada ao rei e na restauração dos muros da cidade.

Neemias precisa levar ao conhecimento do rei o seu desejo de ir a Jerusalém e ter a sua permissão e isso não era tão simples. Porém, o seu semblante o denunciou perante o rei, por ser ele uma pessoa comprometida no dia a dia de sua tarefa sempre executada com zelo e alegria. O rei percebeu que seu rosto estava triste, algo que até então não ocorrera.

Perceba que uma pessoa envolvida pode, em algum momento, passar despercebida ou seja, sua ausência pode não ser notada tendo em vista ser inconstante no que faz por outro lado. Uma pessoa comprometida nota-se a sua ausência de imediato ou sua situação seja alegre ou triste porque ela procura estar sempre de forma ativa.

Ela está disposta num verdadeiro envolvimento, cumprindo com seus compromissos, mesmo que muitas vezes com dificuldades, mas seu envolvimento é irrestrito como era a vida de Neemias no palácio servindo como copeiro em terra estranha.

Sejamos pois comprometidos e não somente envolvidos na obra do Senhor!

Evangelista Auriclei Carvalho da Silva – ADBC Municípios