Buenas Fiestas!
11/12/2017
Natal Missionário: pé na estrada
15/12/2017
Buenas Fiestas!
11/12/2017
Natal Missionário: pé na estrada
15/12/2017

 

O significado da palavra natal vem do latim “nãtãlis” que tem sentido de nascer, na antiguidade a festa era celebrada pelos povos pagãos em referencia ao nascer do deus Sol, ou seja, o solstício do inverno. O solstício naquela região acontecia no dia 25 de dezembro e no Brasil acontece no dia 21 de junho, é um fenômeno astrológico em que a luz do sol é alterada em sua densidade.

No ano 350 dC o Papa Júlio I tornou o dia 25 de dezembro uma data oficial aos cristãos, que não sabendo o dia exato do nascimento de Jesus Cristo, passaram a celebrar nesta data.

De costume aos pagãos, os cristãos passaram a imitar a liturgia da celebração de suas festas e com o passar do tempo, as festas pagãs foram incrementadas com elementos que a tornassem agradáveis e atenciosas. Essas festas eram acompanhadas de trocas de presentes, o que incentivava o comércio e os pagãos convertidos começaram a fazer o mesmo nas celebrações cristãs que se referiam ao nascimento de Jesus Cristo.

Já em 1783 nos Estados Unidos, com o final da Guerra Revolucionaria, essa data começa com uma nova alteração, com o interesse de incentivar a economia e o social se procurou no passado algo para simbolizar essa ideia e encontrou-se o nome de São Nicolau, um bispo na Turquia, que cuidava de crianças e dava presentes todo ano, em 6 dezembro, vestido de vermelho e com ajudantes.

A história de Nicolau se espalhou por toda a Europa e agora, reformulada pelos americanos criando a figura do Papai Noel, a data foi mudada para 25 de dezembro. Aa ideia deu tão certo que foi imitada pelo mundo inteiro com o incentivo do crescimento econômico.

Hoje vivemos um natal em que cristãos misturam os costumes pagãos com a mentira da figura do papai Noel e uma falsa adoração a Cristo. Sabemos que não é a data do nascimento de Jesus, mas, aceitamos a tradição católica de adorar a Cristo e celebrar seu nascimento em 25 de dezembro, então, o mínimo que poderíamos fazer é cumprir suas palavras que ensina que a adoração se faz em espírito e em verdade.

Preocupa-me o conhecimento destes fatos, pois, se servir a Cristo contraria os costumes pagãos, então, fica uma pergunta: Até onde essas misturas ofendem a nossa fé? Pensando nisso vemos que o sistema social interfere a nossa fé tornando-a instável e volúvel.

O que tenho certeza é que desejar um feliz natal, com saúde e bênçãos a ti e sua família em nome de Jesus é agradável a Deus. Deus os abençoe.

Pastor Hélio Foustel, dirigente da Congregação Barra